VACA ATOLADA: UM POUCO DE TRIGO NO JOIO NOVO DA LAPA

VACA ATOLADA: UM POUCO DE TRIGO NO JOIO NOVO DA LAPA

Blog do Juarez Becosa - Jornal O GLOBO

Vaca atolada: um pouco de trigo no joio novo da Lapa

Caro leitor:

Começam a pulular pela Lapa e imediações barzinhos um tanto improvisados e desalmados, ávidos por um pedacinho do público cada vez mais numeroso que circula por ali. Muitos deles são biroscas mesmo, onde é possível ver até tapume de obra fazendo as vezes de decoração. Mas nada disso significa, necessariamente, que sejam todos bares ruins.

Fui numa dessas exceções outro dia: o Botequim Vaca Atolada, localizado na Rua Gomes Freire (que depois de anos na periferia do burburinho, parece ter caído de vez no mapa da boemia lapense. São inúmeros os bares recentemente abertos por lá). E este, o Vaca Atolada, apesar da estrutura também um tanto improvisada, merece registro e elogio. Não apenas por conta do bom samba de raiz que por lá soa quase diariamente, mas também pela cozinha. Liderada, naturalmente, por uma vaca atolada excelente.

Uma delícia o prato paranaense preparado ali todos os dias. Na medida para os boêmios que se afundam na cerveja geladíssima e na música local. Para os que acham a vaca atolada uma iguaria um tanto pesada, aviso que a de lá é mais leve, quase um caldo, para combinar perfeitamente com a farra. Muito saboroso, e em dois tamanhos. O maior custa R$ 7,50. Pra quem não gosta, o bar serve também uma grande variedade de petiscos, alguns que não se vê em qualquer lugar. A carne-seca com couve pareceu-me bastante apetitosa quando estive lá, mas não comi. E merece registro o fato de que a casa recupera uma tradição que parecia perdida, ou relegada apenas ao Paulistinha (que não por acaso funciona na mesma rua): ele serve "sacanagem", um espetinho à base de cenoura, pimentão e azeitona que um dia já foi marca registrada nos botequins mais cariocas, e anda quase extinta.

Só não espere, caro leitor, nenhum conforto por ali. Nem refresco. O lugar é quente que só. A televisão comanda o salão nos dias de jogo e, se você é doente por futebol mas não é flamenguista, nem pense em passar na porta quando o urubu jogar. Cláudio Cruz, o dono, é sócio-fundador da Raça...

Vaca Atolada: Rua Gomes Freire, 533
Tel. (21)2221-0515